segunda-feira, 16 de junho de 2008

Barroco

BARROCO


Autores Barrocos


Aleijadinho:

Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho (Vila Rica, 18 de novembro de 1814) foi um escultor, entalhador, desenhista e arquiteto brasileiro.

ノ considerado o maior expoente do estilo barroco nas Minas Gerais (barroco Mineiro) e das plásticas no Brasil, não só a época, mas durante o período colonial.

Biografia

Embora não haja registros oficiais, acredita-se que tenha nascido em Vila Rica (hoje Ouro Preto), em Minas Gerais, filho de mestre de obras português. Manuel Francisco da Costa Lisboa, com uma escrava africana Isabel. A sua obra compreende desde imagens em madeira e pedra-sabão, matéria-prima tipicamente brasileira, até igrejas. Suas obras são as mais representativas do Brasil colonial, com características de rococó e dos estilos clássicos e góticos.

Com aproximadamente quarenta anos de idade começou a desenvolver uma doença degenerativa dos membros que lhe comprometeu gradativamente os movimentos das mãos. Para poder trabalhar, um ajudante amarrava-lhe as ferramentas aos membros. Dessa anomalia em seu corpo causada veio seu apelido, Aleijadinho.

Já bem velho, Aleijadinho piora de saúde, e de 1812 á 1841 quem cuida dele é sua nora Joana que o considerava como um pai que não teve,nora a qual não teve valor por seu filho que passando alguns anos a abandonou. Aleijadinho veio a falecer em 18 de Novembro de 1824, com aproximadamente oitenta e quatro anos, dois meses e vinte dias.

Morreu a muito tempo, mas até hoje suas obras estão aqui para contar os mistérios e a vida das pessoas de Minas Gerais da época colonial.
Algumas de suas obras:
Ouro Preto:
· Hospício da Terra Santa
· Pálacio dos Governadores
· Igreja de São Francisco de Assis
· Congonhas
· Via crucis

Padre Antônio Vieira:

Vieira nasceu em Lisboa, em 1608.Com sete anos de idade vem para a Bahia, e em 1623 entra para a companhia de Jesus. Após a Restauração (1640), movimento pelo qual Portugal se liberta do domínio espanhol, retorna a terra natal,saudando o rei D. João IV, de quem se tornaria confessor. Politicamente, Vieira tinha contra si a pequena burguesia Cristã, por defender o capitalismo judaíco e os Cristãos novos; os pequenos comerciantes, por defender um monopólio comercial; os administradores e colonos, por defender os índios. Essas posições, principalmente a defesa dos cristãos novos , custam a Vieira uma condenação pela Inquisição fica preso de 1665 a 1667.Falece em 1667, no Colégio da Bahia.


Obras:

· Profecias:História do futuro, Esperanças de Portugal e Clavis prophetarum
· Cartas:São mais de 500, que constam o relacionamento de Portugal e Holanda, sobre a Inquisição e os cristãos novos e sobre a situação da Colônia
· Sermões:São mais de 200, se dividem em 3 partes:

· Intrólio ou exórdio-parte inicial de apresentação.
· Desenvolvimento ou argumento-a defesa de uma idéia com base em argumentação
· Peroração-a parte final do Sermão
·
· O mais importante é o sermão da sexagésima
· Outro Sermões:
· Sermão pelo Bom Sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda.
· Sermão de Santo Antônio

Análise de um texto Barroco
Um exemplo de poesia Cultista:
Ao braço do Menino Jesus de Nossa Senhora das Maravilhas, a quem infiéis despedaçaram


Nenhum comentário: